quinta-feira, julho 06, 2006

LX vs Viseu; Antro vs Cidade


Meus Amigos! Já tantos me perguntaram o porquê de tanto ódio por mouros, que penso ter chegado o momento de revelar esse porquê.
Para alem do mais óbvio, ou seja, o facto de terem a mania que isto é tudo deles (quando na realidade é tudo nosso), eu não posso ficar inpávido perante a recusa ancestral de nos reconhecer como mentores do saber-viver lusitano! Sou o primeiro a reconhecer que somos todos Tugas, só que o Beirão é sem dúvida subsidiário dos verdadeiros valores Lusitanos!!!
O que tem a ver isto com o titulo? Com o confronto entre Viseu e Lisboa? Bem se estamos a falar de valores, é claro que irei demonstrar que, até históricamente, há uma grande descrepância de valores!
Ambas as cidades tem origens históricas, de maneira que começa aqui a diferenciação! Embora a sua origem seja anterior, foi com as vias romanas que Viseu ganhou grande importância como importante ponto de passagem estratégico de abastecimento (entenda-se comer e beber). Conclusão, são notórios os valores Lusitanos (todos nós gostamos de comer e beber!).
Já Lisboa teve a sua origem no estabelecimento de uns Fenicios quaisquer, que perdidos no mar, viram costa com uns autóctones que tinham cara de tudo comprar (ainda hoje os alfacinhas são dependentes dos seus C.C.)
Depois temos a história dos hérois! Entre os nossos, penso que Viriato dispensa apresentações! Já no caso da "outra", por muito que fosse investigado, não conseguimos encontrar nada, a não ser a alucinação de que foi Hercules que a fundou. LOL. Meus amigos, se o Gajo fez o que contam, ele era das Beiras. Mais nada!
Como não foi localizado nenhum Heroi que ateste valores superiores por parte dos alfacinhas, tivemos de recorrer ao colectivo! No entanto, um pouco de história impõe-se!

"Quando se iniciaram as Guerras Púnicas entre Cartago e Roma, vários dos conflitos envolveram a Hispânia, então a mais notável possessão do Império de Cartago. Aníbal invadiu a Itália atravessando os Piríneus e os Alpes a partir de um desembarque com elefantes na península e a ele se juntaram forças das tribos celtibéricas, incluindo dos Lusitanos. A resposta de Roma a esse perigoso ataque foi a invasão e conquista......."

Até aqui tudo bem, somos os valorosos Lusitanos....

"Olissipo alia-se aos Romanos, lutando os seus habitantes ao lado das legiões. É absorvida no Império e recompensada pela atribuição da Cidadania Romana aos seus habitantes, um privilégio raríssimo na altura para os povos não italianos. Felicitas Julia, como a cidade viria a ser reconhecida, beneficia do estatuto de Municipium, juntamente com os territórios em redor, até uma distância de 50 quilómetros, e não pagava impostos a Roma, ao contrário de quase todos os outros castros e povoados autóctones"

...mas eles venderam-nos para não pagar impostos! A todos! Enquanto que uns deixavam as ovelhas para lutar pela indepência, outros só pensavam nos seus bolsos. E depois ainda tem a lata de terem no brasão qualquer coisa como " Sempre Leal"
Quem é que tem valores? Quem é?

3 comentários:

Anónimo disse...

Onde conseguiste encontrar estas coisas?! Bem isto é mesmo pertubador! Ou seja, os Lisboetas são tipo os Judas de Portugal.....

Anónimo disse...

Já agora, quem es tu?

Anónimo disse...

Não sabia disto! Realmente aquelas gentes são de baxa condição! Por isso é que o povvo miudo do interior sofre e eles tanta coisa têm! Morte aos Alfacinhas! Viva o 1 de Novembro :)